DEPOIMENTOS



 Experiência de um PDT - Kelly Medeiros
Sugestão para o P.D.T. trabalhar com seus alunos, caso verifique a necessidade da turma.
Tema: Projeto de Vida

Texto: O Valor do Tempo
Conta-se que um jovem de uma aldeia no interior da China não dava nenhuma importância ao tempo. Certo dia, porém, encontrou-se com um velho sábio que dizia ser uma pessoa feliz, pois soubera muito bem aproveitar o tempo e, mesmo no fim da vida, o que mais fazia era valorizar o pouco tempo que ainda lhe restava. Curioso com tamanho disparate, o jovem perguntou:
- Senhor, por que valoriza tanto o tempo? Poderia me dizer qual é o real valor dele?
O sábio, percebendo o interesse, respondeu:
- Para você entender o valor do tempo, vamos transformá-lo em dinheiro. Imagine que você tenha uma conta corrente e, a cada manhã, você acorda com um saldo de 86.400 moedas. Só que não é permitido transferir esse saldo para o dia seguinte. Todas as noites, sua conta é zerada, mesmo que você não tenha conseguido gastar durante o dia. O que você faz?
- Eu gastaria cada centavo todos os dias, é claro! - respondeu convicto o jovem
- Sim, gastaríamos cada centavo. Pois bem, todos nós somos clientes desse banco, que se chama Tempo. Todas as manhãs são creditados para cada 86.400 segundos. Todas as noites, o saldo é debitado como perda. Não é permitido acumular esse saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs sua conta é reiniciada, e todas as noites, as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor: na saúde, na felicidade e no sucesso! O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.
O jovem admirado sorvia as palavras do sábio que continuou:
- Para perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano. Para dar valor a um mês, pergunte a uma mãe que teve bebê prematuramente. Para perceber o valor de uma semana, pergunte ao editor de um jornal semanal. Para conhecer o valor de uma hora, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar. Para mensurar o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu um trem. Para perceber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. para aprender o valor de um milissegundo, pergunte a alguém que recebeu a medalha de prata em  uma olimpíada. Valorize cada momento que tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial o suficiente para gastar o seu tempo junto com você. Lembre-se de que o tempo não espera por ninguém. O ontem é história. O amanhã, um mistério. O hoje é uma dádiva. Por isso, é chamado presente!

Texto adaptado por Kelly Cristina Medeiros Ferreira (Coordenadora Regional do Projeto Professor Diretor de Turma - SEFOR)
kellymedeirossefor@gmail.com
kelly.medeiros@seduc.ce.gov.br

SUGESTÕES
1. Leitura silenciosa, seguida de leitura oral feita pelos alunos por parágrafos.
2. Comentários a respeito do texto por parte dos alunos e fechamento com o professor.
3. Pedir aos alunos que estabeleçam três metas para serem alcançadas até a conclusão do Ensino Médio. Se possível sob o som de música suave. Não expor tais metas à classe. Orientar os alunos a as colocarem em algum lugar onde possam visualizá-las facilmente todos os dias.
4. Passar uma folha por fila e pedir aos alunos que escrevam uma meta a ser alcançada até a próxima semana. Solicitar que procurem essa meta no cotidiano imediato: família, escola, trabalho, grupo. Recolhê-las e guardá-las para o próximo encontro.
5. O professor pode encerrar o encontro pedindo aos alunos para pesquisarem músicas que versem acerca do tempo para apresentarem à turma no próximo encontro.
6. Concluir com o seguinte pensamento: " Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra proferida e a oportunidade perdida."

COMENTÁRIO
Esse trabalho leva o jovem a dar-se conta não só de suas possibilidades, impossibilidades, potencialidades e limites, como também das atitudade necessárias ao estabelecimento e alcance das metas.

                                             ___________________________________

Tema: Projeto de Vida                                                        (Continuação)

SUGESTÕES
1. Grupo em círculo sentado.
2. O professor de posse das folhas recolhidas na aula anterior verifica com os alunos se a meta traçada foi alcançada, pedindo que justifiquem sua realização ou não. Em caso negativo, discutir os passos necessários para sua execução.
3. Verificar que alunos trouxeram músicas para socializarem com a turma. (Expô-las no mural? )
4. Dinâmica: Entrevista comigo mesmo daqui a dez anos
     * Pedir que fechem os olhos e pensem na pessoa que são hoje. O professor deve dizer a data do dia incluindo o ano.
     * Solicitar que dêem um salto no tempo e se imaginem dez anos depois. Visualizar-se nesse novo tempo: como estão, o que fazem, com quem estão.
     * Informar ao grupo que ao abrir os olhos todos, inclusive o professor, estarão dez anos mais velhos.
     * O s participantes devem contar ao grupo o que realizaram nesses dez anos, como está a vida pessoal e profissional, o que conseguiu, como se sente.
     * Quando tiverem falado de si, pedir que fechem os olhos e se recordem de como eram dez anos atrás. o professor diz a data do dia e a ano atual, trazendo-os de volta.
     * Abrir os olhos e encontra-se no presente.
5. Plenária
     * É dificil imaginar o futuro? Por quê?
     * O que é preciso para realizar seus sonhos?
     * O que você pode fazer agora para que esses sonhos se transformem em realidade?

COMENTÁRIO
A atividade fornece ao professor um diagnóstico do grupo em relação ao projeto de vida - que metas os adolescentes pretendem alcançar e que visão de futuro constroem para si. É importante trabalhar a projeção que o adolescentefaz da sua vida no futuro, porque é essa a imagem que o leva a investir no seu presente, enfrentando as dificuldades e ultrapassando as barreiras em direção à situação desejada.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver. Colaboradores Feizi M. Milani, Gisele Ribeiro e Kátia Queiroz. 2 ed. São Paulo: FTD, 1999.

SITE PESQUISADO
http://gambare.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário